Programa Avóspedagem quer continuar a «unir gerações»

Decorreu ontem, dia 29, pelas 11h00, em conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do vídeo oficial de divulgação do programa «Avóspedagem».

 

A ação marcou o relançamento das estratégias de comunicação em torno do programa. Desenvolvido pela nossa instituição e pelo Gabinete de Ação Social do Município de Braga, o programa «Avóspedagem» conta já com 5 anos de existência e consiste no alojamento de jovens estudantes, residentes fora do concelho de Braga, em habitações de séniores bracarenses com uma comparticipação simbólica nas despesas.

 

Sustentado por parceiros como os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa de Braga, bem como pela Rede Social de Braga, o programa já conseguiu apoiar cerca de trinta candidatos, entre os quais se encontram estudantes e idosos.

 

O propósito central é promover a convivência intergeracional, ao mesmo tempo que incentiva o combate ao isolamento social, e à solidão, na terceira idade. "Queremos possibilitar um intercâmbio geracional entre o jovem e o idoso. A essência do programa é, efetivamente, aquela que está patente no seu slogan: unir gerações", destacou Fernando Arménio Silva, presidente da nossa instituição.

 

Firmino Marques, vice-presidente do Município de Braga, esteve também presente na conferência e referiu a sua satisfação com o programa, ao considerar que se trata de "uma experiência que enobrece a sociedade" e cuja "adesão tem sido muito agradável e positiva".

 

O programa «Avóspedagem» apresenta-se, ainda, como um meio de preservação da estrutura familiar e do conceito de família para o estudante, onde se torna possível criar laços afetivos que permanecem mesmo após o término da vinculação ao programa. Filipe Pinto, participante no «Avóspedagem» durante dois anos, partilhou: "Este programa encheu-me o coração. Sou um jovem direcionado para as causas sociais e foi isso que me motivou a integrar esta experiência".

 

Com o intuito de maximizar o potencial social e humano do programa «Avóspedagem», o próximo passo será a divulgação do vídeo promocional nas juntas de freguesia e nas paróquias do concelho bracarense. "É necessário haver um acompanhamento e uma proximidade cada vez maior por parte da equipa técnica para com os candidatos e novos públicos a integrar", afirmou Fernando Arménio Silva.

 

No dia em que se celebrou também o Dia Mundial do Coração, o programa «Avóspedagem» ganhou um novo fôlego. Tal como explicou Firmino Marques, este programa é "quase na sua totalidade um programa do coração".

 

Artigo publicado em 30/09/2015