Mensagem do Presidente

Bem-vindo(a) ao novo website do Fundo Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Braga e Empresas Municipais – IPSS. Com a criação deste website, pretendemos adaptar-nos às novas plataformas de informação, tornando-o o mais atingível, multifacetado e profícuo possível na perspetiva de partilhar com os nossos associados todas as atividades que desenvolvemos.

 

Para qualquer informação complementar, estamos disponíveis para prestar esclarecimentos, através dos respetivos correios eletrónicos ou de forma presencial nas nossas instalações.

 

Com a atualização desta ferramenta de informação, estamos certos de que estaremos mais próximos dos nossos associados e restante comunidade, com quem interagimos diariamente. Esperamos que tenha uma visita agradável e que facilmente encontre a informação que deseja.


Fernando Arménio Lima da Silva

Quem Somos

O Fundo Social da Câmara Municipal de Braga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com vários anos de existência e que tem registado uma solidez crescente. Disponibiliza um leque variado de atividades e benefícios para os seus associados e familiares, bem como para a população da cidade de Braga na sua generalidade. Além disso, procura criar relações de confiança e de partilha com todos aqueles para os quais trabalha.

 

 

Os estatutos iniciais da associação datam de 1963, contudo apenas foi formalmente constituída a 9 de junho de 1987, por iniciativa de cinco trabalhadores do Município de Braga. Desde então, o Fundo Social tem vindo a desenvolver um trabalho de qualidade diversificado e a ampliar as atividades nos domínios da ação social, desportiva e cultural. 

 

A 5 de outubro de 2010, concretizou-se a alteração oficial aos estatutos que permitiu o registo, a 9 de fevereiro de 2011, da associação enquanto Instituição Particular de Soliedariedade Social (IPSS).

 

Em 2014, o Fundo Social deu um grande passo na sua história associativa com a inauguração da Casa do Areal, gestão que resultaria - a 15 de junho de 2015 -, na abertura da resposta social de Centro de Dia, a qual se mantém em funcionamento e em evolução significativa. 

Missão

A missão do Fundo Social da Câmara Municipal de Braga, enquanto IPSS, é enaltecer a dignidade humana através da promoção de atividades de apoio social e de caráter cultural, desportivo e recreativo, sem esquecer a vertente solidária.

 

O Fundo Social compromete-se a proporcionar aos associados, às suas famílias e à população bracarense as condições necessárias para que possuam qualidade de vida e bem-estar.

 

Tudo é desenvolvido tendo em conta as necessidades de cada um. A instituição acredita na igualdade social e é nisso que baseia a sua ação.

Visão

O Fundo Social está atento à evolução e às alterações sociais ocorridas no seio da comunidade bracarense. Nesse sentido, a instituição procura afirmar-se como um veículo de ação face às carências sociais, através de uma cooperação solidária e assente na prestação dos mais variados serviços.

 

O Fundo Social pretende dar resposta às necessidades crescentes que envolvem a terceira idade, através da criação de duas novas respostas sociais: o Centro de Dia e o Lar de Idosos. O Fundo Social quer posicionar-se na sociedade portuguesa como uma instituição de referência e um exemplo a seguir.

Direção

Presidente
Fernando Arménio Lima da Silva


Maria Goretti Ferreira de Abreu
Ana Maria de Araújo e Silva
João Ferreira Chaves
António Manuel Gama Ferreira dos Santos


Suplentes
José Maria Pires Gonçalves
Maria Filomena Alves Costa
Jorge Manuel Gonçalves Pereira
José Carlos Martins Marques
João Manuel Fernandes Azevedo

Conselho Fiscal

Presidente
José Pedro Cortes Lopes


Rosa Maria da Costa Veloso
Carlos Alberto Malheiro Matos


Suplentes
Maria Celeste Silva Gomes
Jordão Jónio Machado da Costa Araújo de Sá
Maria Rosa Martins Gonçalves

Assembleia-Geral

Presidente
Maria José Martins Lima Guimarães Almeida


Glória Fernandes Pereira
José de Araújo Monteiro Dias Pereira

Agenda
Convívio dos Séniores'17
Saber mais
Cinema Solidário da Páscoa'17
Saber mais
OTL Férias da Páscoa'17
Saber mais
Convocatória | Assembleia-Geral
Saber mais